terça-feira, 27 de agosto de 2013

PROJETO – LITERATURA FANTÁSTICA, CONTOS DE MISTÉRIO, TERROR E MEDO. 7ºANO.


OBJETIVOS:
Fazer com que os alunos se familiarizem com o gênero;
Ampliar o repertório textual dos alunos.
ACERVO
LIVROS:
Histórias mal-assombradas de Portugal e Espanha.
Autor: Adriano Messias – Ilustrações Alexandre Teles.
Mistérios: Ficções –Lygia Fagundes Telles.
Filme:
A Noiva Cadáver: Classificação 10 anos.
ANTES DA LEITURA.
É importante que os alunos já tenham contato com o que é Literatura Fantástica. Antes de iniciar essa Sequência Didática, fornecer aos alunos, noções sobre o tema.
Desenvolver uma roda de conversa na SALA DE LEITURA,  com o intuito de verificar o que os alunos sabem sobre o tema (conhecimento prévio), bem como suas preferências e experiências – converse sobre filme, videoclipe, músicas, quadros, que são assustadores. E aborde “o medo”, que às vezes as pessoas sentem destas histórias, pois alguns adolescentes as adoram e outros odeiam este gênero.
Realizar uma dinâmica de grupo na qual os alunos devem escrever em um cartão o seu principal “medo”, sem que os colegas vejam. De forma aleatória, cada um deverá tentar adivinhar o medo do outro. O professor mediará a dinâmica e fará um quadro na lousa anotando os medos de cada um. Ao final, fará um levantamento dos três principais medos dos alunos.
DURANTE A LEITURA
A leitura do conto deve ser em voz alta e de maneira que crie o suspense que esse tipo de história pede..
Um dos pontos de dificuldade na leitura é o vocabulário, por isso, é sempre bom pedir que os alunos anotem suas dúvidas  para serem debatidas depois da leitura. Pedir aos alunos para que fiquem atentos aos seguintes pontos:
* Narrador / Foco Narrativo;
* Personagens – protagonista / antagonista;
* Tempo;
* Espaço;
* Enredo;
* Que palavras são desconhecidas? Elas dificultam o entendimento do conto?
DEPOIS DA LEITURA
Como algum aluno sempre falta, é interessante, até mesmo para recordação e fixação do conto, pedir para que um ou mais recontem, oralmente, o conto lido.
Depois, em grupos, peça para que eles leiam novamente o conto e anotem sobre os três pontos observados durante a leitura. Em um segundo momento, cada grupo apresentará o que foi discutido para toda a turma. Ao professor cabe dialogar com a turma para que todos os pontos duvidosos sejam esclarecidos.
PRODUÇÕES A PARTIR DO TEXTO
Os textos a serem trabalhados (contos, filmes etc.) deverão explorar não só a escrita, mas também a oralidade. Assim, os alunos deverão (re)contá-los e (re)escrevê-los e, sobretudo, criar seus próprios textos.
OUTROS AUTORES DO GÊNERO
1. Rubens Figueiredo;
2. Charles Dickens;
3. Dino Buzzati.
SITES
http://www.spectrumgothic.com.br/
http://www.releituras.com.br/
Durante uma das aulas, na "roda de conversa", a questão do medo foi abordada de uma maneira bem simples, porém, efetiva para o desenvolvimento do trabalho. Solicitei aos alunos que contassem, se por ventura soubessem, alguma história fantástica, extraordinária, que envolvesse terror, medo, sobrenatural etc. Foi realmente impressionante a quantidade de histórias surgidas naquele momento. Alguns alunos relataram experiências vividas por eles mesmos, por familiares, por amigos etc. Algumas envolviam até seres folclóricos como o Lobisomem e o Saci. No entanto, os alunos solicitaram que começasse por mim e assim foi feito.
FINALIZAÇÃO DO PROJETO:
Os alunos vestindo fantasias de terror, farão uma pequena confraternização e cada um irá ler sua produção de texto. Depois será entregue para D.E. um DVD e um portifólio com as produções dos alunos.
PROFESSORA DA SALA DE LEITURA – JANE HEIRE ORTÉGA


































Nenhum comentário:

Postar um comentário